Perguntas Frequentes sobre Odontopediatria

Perguntas Frequentes sobre Odontopediatria compiladas numa só página. Os profissionais no Centro Médico Dentário recebem diariamente diversas...

Perguntas Frequentes sobre Odontopediatria

Perguntas Frequentes sobre Odontopediatria compiladas numa só página. Os profissionais no Centro Médico Dentário recebem diariamente diversas questões de Pais acerca dos seus filhos. Partilhamos as respostas que o podem ajudar a entender a evolução do seu filho.

Quando surgem os primeiros dentes?

O primeiro dente surge por volta dos 6 meses. A dentição de leite ou temporária fica completa por volta dos 2 anos e meio. Esta dentição é composta por 20 dentes.

Quando os dentinhos nascem o bébé sente dor?

O bébé pode sentir algum desconforto e apresentar alguns sintomas como inflamação gengival, hipersalivação, perda de apetite e alteração dos hábitos nutricionais, ansiedade e mesmo alguma dificuldade em dormir. O desconforto pode ser aliviado higienizando a cavidade oral com uma gaze humedecida, recorrendo a mordedores ou aplicando algum gel específico para o efeito.

Qual a idade para a 1ª ida ao dentista?

A primeira visita ao dentista deve ser por volta dos 6 meses.

Estas visitas servem para observar a saúde oral da criança e alertar os pais acerca de atitudes preventivas como higiene, alimentação e instalação de hábitos nocivos.

Se a primeira consulta da criança é feita quando já existe dor ou cárie, é mais dificil conquistar a confiança da mesma.

Como deve ser feita a higiene oral em crianças?

Antes da erupção dentária deve ser usada uma compressa humedecida com soro ou água para limpar as gengivas, massajando suavemente.

A pasta dentífrica pode ser usada desde o aparecimento do primeiro dente. A sua quantidade deve ser do tamanho da unha do dedo mindinho da criança.

Os pais devem realizar a higiene oral até aos 3 anos de idade. A partir daí, deve-se encorajar a criança a ser responsável pela escovagem com a supervisão dos pais até esta ser destreza suficiente, geralmente por volta dos 6/8 anos.

Porque é tão importante tratar os dentes de leite?

Os dentes de leite são fundamentais para o desenvolvimento normal da mastigação, deglutição, fonética, estética e respiração, assim como na manutenção do espaço para os dentes definitivos.

A dentição de leite permanece na cavidade oral até aos 11/12 anos.

Um dente de leite cariado é um foco infecioso que pode afetar a formação dos dentes definitivos e a saúde geral.

Que hábitos nocivos durante a infância podem causar problemas na dentição definitiva?
A respiração bucal, o uso excessivo da chupeta e/ou biberão ou o chupar o dedo depois sdos 3 anos prejudicam o normal crescimento das arcadas dentárias e podem causar alterações na posição dentária e mesmo no perfil facial da criançã.

A amamentação natural é essencial para o correto desenvolvimento das arcadas dentárias, músculos e perfil facial.

Quando surgem os dentes definitivos?

Por volta dos 6 anos surgem os primeiros molares, definitivos que, por aparecerem atrás dos 2º's molares decíduos sem a queda de nenhum dente de leite, podem passar despercebidos.

Por volta dos 14 anos todos os dentes permanentes estão colocados nas arcadas, à exceção dos dentes do siso.

Marcação de Consulta em Implantes Dentários

Financiamento Implantes Dentários
30 anos de experiência ao seu dispor

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

Marcar Consulta Ligue 229 376 497

Agende uma consulta online de forma simples e rápida!