Artigos > O que é o abcesso dentário?

O que é o abcesso dentário?

Um abcesso é uma bolsa com pus que é causada por uma infeção bacteriana, tendo aspeto duma pequenina “bolha” inchada no local envolvido na...

O que é o abcesso dentário?

Um abcesso é uma bolsa com pus que é causada por uma infeção bacteriana, tendo aspeto duma pequenina “bolha” inchada no local envolvido na infeção. O abcesso pode ocorrer por razões diversas em diferentes regiões do dente e frequentemente é motivo de consulta de urgência em medicina dentária.

Causas do abcesso dentário - Origem Dentária

De Origem Dentária, pode ser o resultado de um trauma, fratura ou cárie. Na maioria dos casos deve-se a uma cárie que não foi tratada e em consequência disso as bactérias conseguem atingir a polpa, provocando infeção na ponta da raiz (lesão periapical). Se o processo não for cuidado atempadamente essa lesão pode crescer e destruir o osso, afetar os dentes ou implantes vizinhos causando danos ou perda desses elementos pela propagação da infeção.

Abcesso dentário

Causas do abcesso dentário - Origem Gengival

Em caso de Origem Gengival (periodontal), as bactérias provocam um processo infeccioso na zona externa da raiz, destruindo o tecido de suporte do dente e podendo ocasionar a formação de secreção purulenta. Muitas vezes isso acontece por causa de uma remoção não eficaz da placa bacteriana.

Sintomas do abcesso dentário

Além de uma bolsa de pus presente no abcesso, que inicialmente possui uma cor avermelhada, e no decorrer do tempo vai apresentar-se em tonalidade esbranquiçada, devemos ter em especial atenção aos seguintes indícios:

  • Dor intensa e persistente que pode irradiar para o maxilar, ouvido
  • Sensibilidade ao quente e frio.
  • Alteração da cor do dente.
  • Dificuldade em abrir a boca.
  • Inchaço no rosto ou na bochecha.
  • Inchaço dos gânglios linfáticos na parte inferior do maxilar ou no pescoço.
  • Mau hálito e sabor amargo na boca.

Nos casos mais avançados podem-se manifestar com febre, vómitos, náuseas, dificuldade em engolir ou respirar. Isso pode significar que a infeção está-se a propagar e é urgente ir ao médico dentista. Não deixe o abcesso criar um problema grave e sintomático, marque a sua consulta o mais breve possível.

Diagnóstico do abcesso dentário

Um correto diagnóstico e plano de tratamento são essenciais para uma correta avaliação do prognóstico e viabilidade do dente.

Para diagnosticar a causa o médico dentista pode realizar vários testes (teste com frio, à percussão, ao toque). É importante proceder a um raio X para identificar a localização do processo e o dente em causa. Um CBCT (TAC) seria muito útil para determinar se a infeção alastrou infetando outras áreas.

Tratamento

Se a causa for um dente, tem que ser realizado o tratamento dos canais (tratamento endodontico). Este procedimento hoje em dia é aplicado com recurso a microscópio. Se a causa for problema gengival (periodontal) deve-se proceder a uma limpeza profunda da zona afetada e das bolsas periodontais. Se o dente afetado não puder ser salvo, o médico dentista opta pela sua extração e drenagem. Na maioria das causas as manipulações realizadas na boca vão ser acompanhadas com toma de medicação.  Esta medicação depende de cada caso e do estado de saúde geral do paciente.

Prevenção

É importante manter uma boa higiene bocal, como as visitas regulares ao médico dentista. Tenha especial cuidado com auto-medicação uma vez que pode “mascarar” o quadro clínico e complicar o processo de recuperação.

Marcação de Consulta em Implantes Dentários

Financiamento Implantes Dentários
30 anos de experiência ao seu dispor

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

Marcar Consulta Ligue 229 376 497

Agende uma consulta online de forma simples e rápida!