Artigos > Implantes Dentários, Como Funciona

Implantes Dentários, Como Funciona

É importante compreendermos que a Implantologia é uma das evoluções mais importantes da Medicina Dentária. A perda de dentes influencia muito...

Implantes Dentários, Como Funciona

É importante compreendermos que a Implantologia é uma das evoluções mais importantes da Medicina Dentária. A perda de dentes influencia muito mais que a saúde oral das pessoas. Influencia a sua qualidade de vida e autoestima. Questões fundamentais para que se possa viver uma vida plena.

Implantes Dentários

Da forma mais simples possível, poderemos considerar que a Implantologia é a colocação de um dente artificial - conhecido como prótese dentária - no local onde existiu uma perda.

Vamos agora compreender, de forma simplificada, como funciona o processo.

É importante compreendermos que a Implantologia é uma das evoluções mais importantes da Medicina Dentária. A perda de dentes influencia muito mais que a saúde oral das pessoas. Influencia a sua qualidade de vida e autoestima. Questões fundamentais para que se possa viver uma vida plena. 

Da forma mais simples possível, poderemos considerar que a Implantologia é a colocação de um dente artificial - conhecido como prótese dentária - no local onde existiu uma perda. 

Vamos agora compreender, de forma simplificada, como funciona o processo.

Avaliação

Esta é, porventura, a fase mais importante do tratamento. É no momento que o seu Médico Dentista irá perceber quais são os seus desejos em relação ao tratamento, estudar a tipologia do seu osso e gengiva e definir o plano de tratamento com implantes.

Algo que influenciará a decisão, também, será o número de dentes a substituir e quais especificamente terão que ser substituídos.

Cirurgia

Em primeiro lugar, referir que estamos a falar de uma cirurgia considerada de pequeno porte, com uma duração média de 30 minutos, sensivelmente. É aplicada anestesia local, para não que não sinta nenhum tipo de desconforto. Em alguns casos, recorremos a sedação consciente para sua segurança e conforto contínuo.

De forma resumida, nesta cirurgia será feita uma pequena incisão na gengiva, perfurando o osso e expandindo de forma progressiva a cavidade, para que ela possa receber o implante da dimensão definida pelo seu Médico Dentista.

Estamos a falar de um pequeno elemento feito em titânio, que terá um tampa de proteção. O facto de ser em titânio é para que seja assegurado que não existe rejeição por parte do corpo, pois trata-se de um material biocompatível e inerte.

Terminada esta fase, o seu médico dentista poderá prescrever-lhes alguns antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos, para se assegurar que tem uma recuperação o mais pacífica possível.

Colocação da Prótese

Colocação de Prótese

Este é o momento em que poderá ser colocada a sua prótese dentária. O espaço temporal que separa a fase de cirurgia da colocação da prótese dentária é variável, pode ser colocada imediatamente ou demorar menos de 6 meses até à sua colocação. Depende da condição óssea de cada pessoa e de outros fatores individuais.

A cicatrização gengival, apesar de fundamental para a estética da prótese dentária, é bastante tranquila e sem grandes riscos.

Conheça alguns dos nossos casos clínicos na área da Implantologia.

Marcação de Consulta em Implantes Dentários
Urgências Das 8H às 24h
Em ambiente hospitalar no Hospital CUF e Instituto CUF
Ligue 935 184 727 Ligue 935 184 727
30 anos de experiência ao seu dispor

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

Marcar Consulta Ligue 229 376 497

Agende uma consulta online de forma simples e rápida!