Artigos > Porque é tão importante a estética gengival num sorriso?

Porque é tão importante a estética gengival num sorriso?

O conceito de estética é bastante alargado e variável, envolvendo valores que definem a beleza como a perfeição a ser captada através dos...

Porque é tão importante a estética gengival num sorriso?

O conceito de estética é bastante alargado e variável, envolvendo valores que definem a beleza como a perfeição a ser captada através dos sentidos.

O contorno gengival é um desses elementos, com sua arquitetura e influência no tamanho das coroas dentárias. No que concerne à saúde gengival na aparência estética do sorriso deve observar-se, entre outros, a saúde e o contorno da gengiva.

Quando de verificam assimetrias deste contorno gengival a estética fica diminuída, aparentando incorrecções ou má-formações dentárias que, na realidade, são da responsabilidade gengival. Quando isto acontece e, depois de restabelecidos determinados indicaps de etiliogia dentária (quando existentes), a cirurgia de correcção gengival – Plastia Gengival - torna-se obrigatória para repor a estética de um sorriso.

Quais os objectivos da cirurgia plástica periodontal?

- Corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético, nomeadamente as designadas retrações gengivais, alterações das papilas interdentárias, perdas de altura e espessura em áreas que foram submetidas a extrações e tecidos moles insuficientes em torno de implantes.

Em que situações estão indicadas e quais os requisitos necessários?

- Quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente.

- Como requisito obrigatório, exige-se saúde oral. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.

Enxertos gengivais para recobrir raízes – porque são necessáros?

A razão principal é estética, especialmente quando o paciente mostra a raiz ao sorrir ou ao falar.

As técnicas que apresentam melhores resultados estéticos são aquelas que utilizam enxertos retirados do palato.

Após as extracções dentárias é comum verificar-se reabsorção óssea e, por consequência, retracção da gengiva na área antes ocupada pela raiz, originando um defeito na anatomia óssea e gengival, sendo orbigatória o recurso a estes enxertos para garantir um óptimo resultado estético.

Quadro pós-operatório, o que esperar?

Recentemente, as técnicas utilizadas oferecerem óptimos resultados estéticos e proporcionam um pós-operatório com diminuto desconforto. Normalmente, o paciente pode trabalhar no próprio dia.

Marcação de Consulta em Implantes Dentários
Urgências Das 8H às 24h
Em ambiente hospitalar no Hospital CUF e Instituto CUF
Ligue 935 184 727 Ligue 935 184 727
30 anos de experiência ao seu dispor

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

Marcar Consulta Ligue 229 376 497

Agende uma consulta online de forma simples e rápida!