Artigos > Efeitos das Doenças Periodontais na Saúde Sistémica.

Efeitos das Doenças Periodontais na Saúde Sistémica.

As Doenças Periodontais têm demonstrado ter efeitos profundos na Saúde Sistémica Geral, desempenhando um papel pernicioso em vários tipos de...

Efeitos das Doenças Periodontais na Saúde Sistémica.

As Doenças Periodontais têm demonstrado ter efeitos profundos na Saúde Sistémica Geral, desempenhando um papel pernicioso em vários tipos de doenças cardiovasculares, respiratórias, endócrinas e mesmo no Cancro.

A Importância da Consulta de Manutenção VS Doença Periodontal.

Dividem-se em dois grandes grupos – o das Gengivites e o das Periodontites. Podem também ser classificadas com base na sua extensão, gravidade e nos factores de origem (viral, fúngica, genética), sendo mais prevalente a origem bacteriana.

Gengivites

A Gengivite, neste caso, representa uma resposta inflamatória que ocorre pela acumulação de placa bacteriana nos dentes e no espaço sub-gengival (ou sulco gengival). É caracterizada por rubor intenso da gengiva, edema, dor e hemorragia durante a escovagem.

Periodontite

A Periodontite é uma resposta inflamatória à acumulação de placa bacteriana (principalmente sub-gengival), que atinge a gengiva, afectando também estruturas periodontais mais profundas como o tecido conjuntivo gengival, o ligamento periodontal e osso alveolar que suporta os dentes.

A lesão inflamatória

A lesão inflamatória (que inicia como Gengivite) destrói progressivamente os tecidos gengivais e a sua conexão aos dentes, resultando num aprofundamento do sulco gengival que dá origem à formação de bolsas periodontais. O ambiente térmico propício dentro das bolsas, estimula o crescimento de bactérias cada vez mais patogénicas, que vão proliferando no espaço sub-gengival da bolsa e aderindo às raízes dos dentes. Com a passagem do tempo, este ecossistema microbiano sub-gengival torna-se cada vez mais complexo e patogénico, sendo inacessível aos cuidados de higiene oral pessoais, podendo resultar na perda dos dentes.

Mito das Doenças Periodontais

É comum o mito de que as doenças periodontais representam infecções de baixa gravidade. No entanto, com a manipulação dos tecidos gengivais infectados, as bactérias gengivais e seus subprodutos podem penetrar a corrente sanguínea, migrando até outros Sistemas e/ou Órgãos Vitais que regulam o Organismo.

Tratamento Periodontal

A base do Tratamento Periodontal convencional consiste em procedimentos clínicos como o desbridamento mecânico manual e/ou com ultra-sons; raspagens radiculares e tratamento cirúrgico. Na Gengivite, a remoção da placa bacteriana e do cálculo dentário reverte a resposta inflamatória e restaura a saúde dos tecidos gengivais. Na Periodontite, a terapia periodontal convencional tem como objectivo deter a progressão da destruição dos tecidos e a perda de osso alveolar. Na maioria dos pacientes, estes tratamentos contrariam a progressão da doença, alcançando-se desta forma uma Saúde Periodontal mais estável.

Consultas e Acompanhamento

Alcançado este ponto de estabilidade, o paciente deve aderir a um regime de consultas frequentes, com periodicidade de três meses a um ano, dependendo das exigências individuais de cada paciente. Os procedimentos clínicos passam pela remoção mecânica de placa bacteriana (supra e sub-gengival) e cálculo dentário; e pela reavaliação do estado periodontal e das técnicas individuais para a manutenção do mesmo.

O objectivo deste regime periódico de consultas não é a cura da doença (que em muitos casos não é possível) mas sim contrariar a progressão da mesma, controlando os factores que a influenciam. O incumprimento desta terapia de manutenção tem originado, na maioria dos casos, o reaparecimento da Doença Periodontal.

Marcação de Consulta em Implantes Dentários
30 anos de experiência ao seu dispor

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

Marcar Consulta Ligue 229 376 497

Agende uma consulta online de forma simples e rápida!

Urgências Das 8H às 24h
Em ambiente hospitalar no Hospital CUF e Instituto CUF
Ligue 935 184 727 Ligue 935 184 727