Artigos > Cirurgia Plástica Periodontal

Cirurgia Plástica Periodontal

São vários os factores podem afectar a integridade dos tecidos periodontais (tecidos em redor do dente), e em consequência destes, levar à sua...

Cirurgia Plástica Periodontal

São vários os factores podem afectar a integridade dos tecidos periodontais (tecidos em redor do dente), e em consequência destes, levar à sua destruição comprometendo assim a sua integridade, assim como, a harmonia estética do sorriso. No entanto, existem factores que podem propiciar uma rápida destruição destes tecidos numa idade muito prematura.

Destruição dos tecidos periodontais

Os principais factores que levam à destruição dos tecidos periodontais são:

Factores Anatómicos: um Biótipo Periodontal fino (com pouca gengiva inserida ou uma espessura insuficiente à sua protecção), e a inserção dos freios labiais que conferem mobilidade aos tecidos periodontais.

Abrasão: por excesso de pressão sobre a gengiva na escovagem diária

São características do biótipo periodontal fino:

  • Gengiva com aspecto altamente recortado e estrutura óssea marcada
  • Mucosa alveolar com vasos sanguíneos marcados
  • Quantidade mínima de gengiva inserida
  • Osso subjacente fino caracterizado por deiscências ósseas

O tecido gengival fino apresenta menos suporte ósseo e um aporte sanguíneo menor, o que predispõe à susceptibilidade de desenvolver doença periodontal com recessões gengivais severas em pacientes ainda jovens, recessão gengival nos dentes adjacentes após extracção dentária e um tecido menos resistente às forças exteriores como uma escovagem dentária, de certa forma, menos suave que o recomendável. E em consequência disso, pode levar a um aumento da sensibilidade dentária por exposição severa das raízes dentárias, que numa fase avançada leva à perda de peças dentárias, mas acima de tudo, comprometer a estética do sorriso.

Biótipo periodontal grosso

Grosso

Biótipo periodontal fino

fino

A cirurgia plástica periodontal visa a correcção dos defeitos gengivais e dos tecidos moles do periodonto em zonas de comprometimento estético e funcional, tais como, o aumento da espessura gengival conferindo uma maior protecção, a correcção de recessões gengivais e alterações das papilas interdentárias.

O principal defeito periodontal que afectam os tecidos periodontais e levam os pacientes à procura de ajuda médica é a recessão gengival, uma vez que altera a harmonia do seu sorriso. A aplicação de uma técnica cirúrgica periodontal correcta leva na sua maioria à correcção deste defeito através de enxertos gengivais.

As técnicas que apresentam melhores resultados estéticos são aquelas que utilizam enxertos gengivais obtidos no palato duro do paciente.

Como se procede a esta cirurgia?

Após uma correcta avaliação por parte do médico especialista em cirurgia periodontal e o controlo dos factores causais, reúnem-se as condições ideais para a realização da cirurgia plástica periodontal. Esta cirurgia realiza-se com anestesia local, na zona afectada pela recessão gengival que irá receber o tecido gengival para enxerto, e a zona do palato duro de onde é obtido o mesmo. No final, ambas as zonas são suturadas com pontos de sutura.

pos operatorio

Pós-operatório

As técnicas cirúrgicas mais recentes proporcionam excelentes resultados estéticos e um pós-operatório sem desconforto para o paciente. No entanto, após a cirurgia, o paciente é instruído para uma correcta e atraumática higiene oral das zonas intervencionadas, assim como, é colocada uma protecção para o palato duro, de forma que não seja desconfortável a mastigação dos alimentos. Após 8-14 dias é removida a sutura das zonas intervencionadas e aconselhadas as técnicas de higiene oral mais adequadas a cada caso.

O sucesso da cirurgia plástica periodontal para restituição da forma e da função gengival, dependerá do controlo dos factores causais, do controlo diário da placa bacteriana por parte do paciente, e do controlo periódico da higiene oral e da integridade dos tecidos periodontais restituídos por parte do médico responsável.

Caso Clínico - Antes e Depois

Caso Clinico

Marcação de Consulta em Implantes Dentários
Urgências Das 8H às 24h
Em ambiente hospitalar no Hospital CUF e Instituto CUF
Ligue 935 184 727 Ligue 935 184 727
30 anos de experiência ao seu dispor

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

Marcar Consulta Ligue 229 376 497

Agende uma consulta online de forma simples e rápida!