Artigos > Aparelho nos Dentes - Ortodontia e Odontopediatria

Aparelho nos Dentes - Ortodontia e Odontopediatria

A ortodontia preventiva e intercetiva consiste no diagnóstico e tratamento precoce de alterações no desenvolvimento e posicionamento dos...

Aparelho nos Dentes - Ortodontia e Odontopediatria

A ortodontia preventiva e intercetiva consiste no diagnóstico e tratamento precoce de alterações no desenvolvimento e posicionamento dos maxilares.

A partir dos 3 anos de idade, visitas regulares ao Odontopediatra são importantes para serem detetadas essas alterações e encaminhadas para a Ortodontista para impedir o seu agravamento e consequências na dentição permanente.

A Terapia da Fala pode, em certos casos, ter um papel fundamental.

Dupla fileira de incisivos

É normal os dentes definitivos inferiores nascerem por trás dos dentes decíduos. A pressão exercida pela língua e o crescimento dos maxilares ajudam no correto posicionamento dos dentes definitivos na arcada e na exfoliação dos decíduos. Se a condição persistir para além do tempo considerado normal pode ser necessária a extraçao dos dentes decíduos.

Mordida Aberta/Mordida Cruzada

São caracterizadas pela impossibilidade de os dentes de ambas as arcadas se relacionarem corretamente. Verifica-se um espaço entre os dentes superiores e inferiores na mordida aberta e na mordida cruzada os dentes inferiores encaixam por fora dos dentes superiores. Estas patologias  podem ser causadas por hábitos anormais (chupeta, sucção digital e língua), padrões desviados de crescimento e posição anormal da língua. É importante o seu diagnóstico e correção precoces.

Prognatismo Mandibular

Esta condição pode ser hereditária ou postural. No caso de a mandíbula se encontrar numa posição avançada por factores ambientais, o diagnostico precoce pode ser determinante na resolução do problema.

Diastema Interincisivo – Normal ou Patológico

Durante o período de transição entres a dentição decídua e a definitiva, é normal existir um espaço entre os incisivos centrais. Contudo, se o freio labial tiver uma inserção baixa e fibrosa pode ser a causa da persistência anormal deste espaço. Nestes casos é recomendada a frenectomia.

Frenectomia

O freio labial pronunciado e com inserção baixa ente os incisivos pode ser responsável pelo espaço persistente entre os incisivos centrais e também pode dificultar a mobilidade do lábio e a higiene oral. O freio lingual quando é curto pode interferir na mobilidade da língua e na fala. A frenectomia consiste na excisão cirúrgica das fibras com reinserção do freio. Este procedimento é feito atualmente recorrendo à técnica laser( link para laser), com o mínimo desconforto e sem sangramento.

Perda Precoce de Dentes/ Manutenção do espaço

A perda precoce de dentes de leite acarreta uma perda de espaço necessário para a correta erupção e posicionamento dos dentes definitivos. Nestas situações pode ser necessário a colocação de aparelho-mantedores de espaço.


Mais informação sobre Ortodontia

Mais informação sobre Odontopediatria

Mais informação sobre Terapia da Fala

    Marcação de Consulta em Implantes Dentários

    Financiamento Implantes Dentários
    30 anos de experiência ao seu dispor

    Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

    Marcar Consulta Ligue 229 376 497

    Agende uma consulta online de forma simples e rápida!

    Urgências Das 8H às 24h
    Em ambiente hospitalar no Hospital CUF e Instituto CUF
    Ligue 935 184 727 Ligue 935 184 727